segunda-feira, setembro 10, 2007

notícia publicada hoje no Jornal de Notícias

"SOS Cinema Europa" retoma luta pelo espaço

A luta é antiga, mas garantem que não vão baixar os braços. O movimento "SOS Cinema Europa" que, desde Fevereiro de 2005, contesta a demolição do cinema Europa, no lisboeta bairro de Campo de Ourique, e defende a manutenção no local de um espaço cultural multifuncional, decidiu voltar à carga de modo a "repor o tema na agenda". Na semana passada, levaram o assunto à primeira reunião pública do novo executivo municipal e, no mesmo dia, à reunião da Junta de Freguesia de Santo Condestável, que reafirmou o apoio à sua causa.

Depois de na campanha eleitoral terem falado com todos os movimentos e partidos que hoje têm assento na Câmara, os responsáveis do movimento entenderam que, após a tomada de posse, deveriam voltar a chamar a atenção para a situação do Europa. "Não queremos aparecer só na campanha. Queremos dizer ao novo Executivo que não vamos desarmar e que, sempre que possível, estaremos na defesa deste projecto", disse, ao JN, Ilídio Freire, que se deslocou à reunião de Câmara na quarta-feira.

A resposta por parte do Executivo esteve a cargo do vereador do Urbanismo. Manuel Salgado adiantou que para o local está em apreciação nos serviços da Câmara um projecto privado, que contempla, no rés-do-chão e primeiro andar, um espaço cultural com cerca de dois mil metros quadrados. De acordo com o autarca, este espaço destina-se a acolher uma biblioteca, um espaço multimedia, um auditório com 200 lugares e uma cafetaria, como tinha ficado definido no anterior mandato, em conversações entre a Câmara e o proprietário. "Prevê-se que seja despachado num prazo relativamente próximo", adiantou Manuel Salgado.

O autarca nada disse sobre a demolição do edifício, mas o movimento "SOS Cinema Europa" já a dá praticamente como certa. "Foi-nos dito [no anterior mandato] que o painel em alto relevo da fachada seria mantido como forma simbólica de preservar a memória do cinema", disse Ilídio Freire, assumindo que o movimento não tem "armas" para contestar a previsível demolição.

Já quanto ao conteúdo programático do equipamento, nada foi dito na reunião, pelo que o movimento tenciona, em breve, pedir uma reunião à vereadora da Cultura para trocar ideias sobre o assunto. No anterior mandato, foi apresentado ao movimento um projecto que previa a instalação no local do Teatro Infantil de Lisboa (TIL) e de instalações da Videoteca e da Fonoteca municipais, hoje instaladas noutros pontos da cidade.

Num parecer datado de Junho do ano passado, o movimento defendia a "revisão" de alguns pontos desse projecto e insistia na necessidade de criação de um "equipamento cultural multifuncional de proximidade", que estivesse aberto a uma variedade de espectáculos, desde o teatro à dança, cinema, música e colóquios. O movimento teme que a entrega do espaço a uma companhia residente possa comprometer essa "polivalência" e a desejada "diversidade de públicos".


História

Originalmente erguido nos anos 30, o actual edifício do cinema Europa data dos anos 60. Funcionou como cinema até 1981, data em que encerrou actividade e passou a servir de estúdio de televisão. Em 2004, na sequência de um pedido do proprietário, que se propôs construir no local um novo edifício, dividido entre comércio e apartamentos de luxo, foi autorizada a desafectação do cinema, por despacho de 24 de Agosto, assinado pela então ministra da Cultura, Maria João Bustorff.

(Gina Pereira)

quarta-feira, setembro 05, 2007

E TAMBÉM NA SESSÃO PÚBLICA DO EXECUTIVO DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTO CONDESTÁVEL...

... voltámos a reafirmar a nossa causa de mais de 2 anos e meio.

HOJE, NA 1ª SESSÃO PÚBLICA DA NOVA C.M.L.

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Senhoras e Senhores Vereadores

Durante as semanas de pré e da campanha eleitoral, o SOS Cinema Europa ouviu e foi ouvido pelos líderes das candidaturas que estão representadas nesta vereação.

Alguns já eram nossos “velhos conhecidos”, com assento em anteriores executivos, pois esta causa é pública há mais de 2 anos e meio.

A todas e a todos reafirmámos o nosso projecto e recebemos o seu incentivo e apoio. Aos que se envolveram pela primeira vez na candidatura à Câmara de Lisboa, apresentámos as nossas propostas, o nosso projecto e as razões e argumentos da nossa iniciativa, tendo obtido abertura e compreensão.

Para o Presidente e para a maioria dos Vereadores, é o início de um novo percurso, de uma nova caminhada, de um novo desafio. Para alguns outros – os reeleitos – é o retomar da anterior acção. Para nós – o Movimento SOS Cinema Europa – é a certeza de mais dias no já longo caminho percorrido em defesa de uma ideia, de um projecto de cariz cultural a integrar no edifício do Cinema Europa, em Campo de Ourique – em Lisboa e para Lisboa.

Nos encontros que realizamos convosco, pedimos que não esquecessem o nosso projecto, honrando os compromissos já assumidos pelo anterior executivo. Prometemos que estaríamos nos fóruns próprios, logo a partir do dia seguinte às eleições, para continuar a lutar, com total disponibilidade e abertura para nela colaborar com propostas e soluções, até à concretização do projecto que nos norteia. Foi por isso e para isso que estivemos na tomada de posse e é por isso que aqui estamos:

• Para honrar a nossa promessa.
• Para não permitir que seja esquecida uma valência cultural no espaço do velho Cinema Europa.
• Para que a Câmara Municipal de Lisboa e o seu executivo caminhem lado a lado com os cidadãos de Lisboa.
• Para que o novo executivo não se esgote nos problemas financeiros e esqueça os cidadãos, a cidadania e o seu cimento – a cultura.
• Para que nenhum dos eleitos deixe cair em saco roto os esforços, os progressos e os compromissos conseguidos no decorrer dos últimos anos, capazes de viabilizar com realismo, mas ambição, uma ideia e uma vontade com dimensão cultural e cívica para Campo de Ourique e para Lisboa.

Contamos convosco. Reiteramos a nossa disponibilidade para um trabalho conjunto. E esperamos que não deixem de continuar a contar connosco! Hoje mesmo o reafirmaremos também na reunião pública do Executivo da Junta de Freguesia de Santo Condestável.

O Movimento SOS Cinema Europa