sexta-feira, outubro 24, 2008

Orçamento Participativo

(da Câmara Municipal de Lisboa)



Numero de participação: 428
Area : Cultura
Contributo : Proposta: dotar Campo de Ourique de um equipamento cultural, aberto a todos os públicos e com gestão e horários flexíveis. Integrar no antigo CINEMA EUROPA uma biblioteca/mediateca, com empréstimo e livre acesso a livros, periódicos, CDs, DVDS. Seguindo a prática dos equipamentos modernos, para além das áreas para consulta de documentos impressos, deverá prever postos de consulta de documentos áudio, vídeo, Internet, incluindo uma sala polivalente para debates, projecções, apresentações de livros.
SOS Cinema Europa


O que propomos

Integrar no edifício a construir no local do antigo CINEMA EUROPA uma biblioteca/ mediateca de tipo BM1 , com empréstimo e consulta em livre acesso de livros, periódicos, CDs, DVDS. A sua instalação deverá ser feita no piso 0 do edifício, já reservado pela Câmara, mas não a título definitivo, para tal fim, com amplas janelas ao nível da rua, permitindo atingir um duplo objectivo: captar a luz natural e captar a atenção dos transeuntes. Seguindo o espírito e a prática dos equipamentos mais modernos, esta mediateca, para além dos normais áreas para consulta de documentos impressos, deverá prever postos de consulta de documentos áudio e vídeo da Internet, não esquecendo uma sala polivalente para iniciativas colectivas como debates, projecções, apresentações de livros, etc. Crucial ao projecto será a existência de uma gestão/organização flexível e dinâmica, de modo a acolher múltiplos públicos e essencialmente com grande latitude de horários.


Porque propomos

Porque não existe nenhum equipamento cultural deste tipo nas Freguesias abrangidas pelo bairro de Campo de Ourique. A biblioteca municipal mais próxima é a do Camões, no Largo do Calhariz. Quanto às colectividades recreativas, existentes em razoável número no bairro, não têm capacidade para implementar actividades regulares de promoção da leitura e de desenvolvimento social e cultural, adaptados à diversidade do público de residentes e das Freguesias próximas: crianças em idade pré-escolar; crianças e jovens das escolas das Freguesias; adultos e população idosa. O mesmo acontece com a Casa Fernando Pessoa, situada no Bairro, mas cujos fins são muito específicos.

Porque se insere num espaço com elevado potencial de utilizadores, dado a abundante comunidade estudantil envolvente, expressa em escolas como a Josefa de Óbidos, os Salesianos, a Manuel da Maia, o Pedro Nunes.

Porque a meta geral de desenvolvimento de actividades culturais corresponde aos objectivos do Plano Nacional de Leitura e às exigências de formação ao longo da vida das sociedades actuais.

Porque é fundamental oferecer serviços culturais de proximidade para que os bairros sejam espaços de integração e interacção social, evitando sentimentos de isolamento e de insegurança, que atinge com mais incidência a população idosa reformada. Porque a Cultura é um instrumento privilegiado para desenvolver competências cívicas e estimular a participação activa e interessada dos cidadãos e cidadãs na vida da cidade.


A quem se destina

O bairro de Campo de Ourique, em cujo centro geográfico se situa o Europa, abrange grande parte da área das freguesias de Santo Condestável e de Santa Isabel, as quais, de acordo com dados do censo de 2001, têm cerca de 17 500 e 7 270 habitantes respectivamente, totalizando cerca de 25 000. Mas se juntarmos a população das freguesias contíguas da Lapa e dos Prazeres, com 8 670 e 8 492 habitantes respectivamente, o total da população das quatro freguesias passa a 42 000 habitantes. De entre estes, 14 410 residentes (34%) têm mais de 60 anos de idade, sendo a população activa, de cerca de 20 000 habitantes (47%). Por outro lado, o número de jovens com menos de 24 anos é de 9 263, dos quais 41 % residem na freguesia de Santo Condestável.

É, pois, a este universo populacional que se dirigirá prioritariamente o novo espaço cultural que propomos e defendemos.