segunda-feira, julho 09, 2007

Carta aos candidatos à CML

No recente nº 12 do Jornal do Bairro, foi publicada a carta que o movimento enviou aos candidatos à Câmara Municipal de Lisboa. Reproduz-se aqui o seu conteúdo.


Campo de Ourique, Lisboa, 19 de Junho de 2007

Exma/o. Senhora/

Em Fevereiro de 2005, notícias vindas a público que davam conta da demolição do cinema Europa para viabilização dum projecto de habitação, mobilizaram moradores, trabalhadores e amigos do bairro de Campo de Ourique, apelando à Câmara Municipal de Lisboa pela não autorização de demolição do Cinema Europa e pela preservação do Cinema Europa enquanto espaço cultural, multi-funcional e cívico, de apoio à população de Campo de Ourique e da cidade de Lisboa.

Um abaixo-assinado subscrito por mais de 2 mil pessoas e contactos com a população, juntas de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal, bem como com a vereação eleita em 2005 e o proprietário do imóvel, permitiram a assumpção dum compromisso pela Câmara Municipal de Lisboa que garantiria no futuro empreendimento um espaço de cerca de 3 mil metros quadrados em 2 pisos destinados a actividades culturais.

A proposta para o espaço amplamente difundida pelo movimento SOS Cinema Europa prevê:
• um auditório, preparado para vários tipos de espectáculos e iniciativas culturais
• um pólo de biblioteca integrado no Serviço Municipal de Bibliotecas, incluindo uma secção de adultos e uma secção infantil, com características semelhantes às das bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais que actualmente cobre já grande parte dos concelhos do país (documentos em livre acesso e disponíveis para empréstimo domiciliários, incluindo livros, periódicos, CDs DVDs e CDROMs, postos de consulta informática e de acesso à Internet, etc.)
• uma área polivalente destinada à realização de exposições, debates, colóquios, programas de formação, etc.)

Não tendo os últimos tempos sido profícuos no diálogo com o anterior executivo municipal na concretização do projecto e das propostas do movimento, o SOS Cinema Europa mantém a esperança na concretização dos objectivos, reafirma o espírito de luta pelo essencial do projecto e confia no diálogo e receptividade dos candidatos a Lisboa às propostas do Movimento no interesse de Lisboa e dos seus cidadãos.

Vimos assim solicitar a V. Exª. Um encontro para apresentar-mos pessoalmente a nossa proposta para o novo ciclo que se apresenta para a cidade de Lisboa.

Sem comentários: