Algumas colecções da Biblioteca de Arte da Fundação Gulbenkian no Flickr
Desde ontem estão disponíveis a qualquer pessoa que faça uma busca no Flickr (uma rede social destinada à partilha de fotografias na Internet) mil imagens das colecções da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian . As imagens continuam igualmente disponíveis on-line no site da biblioteca.
A Biblioteca de Arte espera assim chegar a um público mais alargado e não-especializado, diferente daquele que já é frequentador assíduo da biblioteca ou do seu site - seguindo o exemplo de bibliotecas estrangeiras, como a do Congresso dos EUA. As imagens podem ser consultadas em www.flickr.com/photos/biblarte.
Das 180 mil fotografias que compõem as 180 colecções da Biblioteca de Arte, estão disponíveis, nesta primeira fase, cerca de mil, relativas às colecções A talha em Portugal (seis álbuns do levantamento fotográfico realizado pelo historiador de arte americano Robert Chester Smith e pelo fotógrafo Marques de Abreu nos anos 60), Azulejaria Portuguesa (seis álbuns do inventário realizado por João Miguel dos Santos Simões entre 1960-1968) e Estúdio Mário Novais Estúdio Mário Novais (que desde 1933 teve 50 anos de actividade e se especializou na fotografia de obras de arte e arquitectura).
Algumas são fotografias de edifícios que já não existem (Cinema Alvalade) ou que mudaram de função (Cinema Europa). Há fotos de actores (Beatriz Costa) e de Alfama ou do Castelo de S. Jorge. O grupo de fotografias no Flickr, as que estão disponíveis ou vierem a estar, serão apenas as que não estejam protegidas por direitos de autor ou direitos conexos.
A Biblioteca de Arte é a primeira portuguesa a estar no Flickr.
(in Público, on-line hoje)
terça-feira, julho 22, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário