Por um espaço para a cultura em Campo de Ourique
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Exma. Vereação
Exma(o)s. Senhoras e Senhores
Em Fevereiro de 2005, notícias vindas a público dando conta da demolição do cinema Europa para viabilização dum projecto de habitação, mobilizaram moradores e amigos do bairro de Campo de Ourique num apelo à Câmara Municipal de Lisboa para que não autorizasse tal demolição, mas antes preservasse o edifício enquanto espaço cultural, multi-funcional e cívico, de apoio à população de Campo de Ourique e da cidade de Lisboa. Estava criado o movimento “SOS Cinema Europa”.
Um abaixo-assinado subscrito por mais de 2 mil pessoas e contactos com a população, juntas de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal, bem como com a vereação eleita em 2005 e o proprietário do imóvel, levaram a Câmara Municipal de Lisboa a assumir publicamente, já em 2006, o compromisso de que no empreendimento imobiliário a ser construído no local do Cinema Europa, haveria um espaço de cerca de 3000 m2, em 2 pisos, destinado a actividades culturais.
Após mais de um ano de tentativas frustradas para ser recebido pelos actuais Vereadores do Pelouro da Cultura e do Urbanismo, o SOS Europa foi informado de que a Câmara tinha aprovado em Setembro último um projecto imobiliário para o local do cinema Europa, com a reserva não dos prometidos 3000 m2, em dois pisos, mas apenas cerca de 1000m2, num único piso, para instalação de uma biblioteca. Não é o projecto com que sonhámos, que idealizámos e que Campo de Ourique e os seus habitantes merecem. Mesmo assim, é uma conquista que não podemos menosprezar. Só que a sua concretização não está ainda garantida, já que a Câmara fez tal reserva de espaço apenas por dois anos a contar da emissão da licença de construção, a pretexto de que ainda não tomou uma decisão definitiva sobre a sua oportunidade e conveniência, estando a equacionar em termos gerais “o aproveitamento de outros edifícios para tal fim”.
Está a Câmara disponível para assumir de uma vez por todas as suas responsabilidades e tornar definitiva a reserva que fez no espaço do projecto imobiliário a construir no local do cinema Europa, promovendo tão rápido quanto possível a instalação da prometida biblioteca/mediateca ao serviço da população de Campo de Ourique e das freguesias limítrofes? Onde todos, dos mais velhos aos mais novos, possam ter lugar, aí encontrando motivos de interesse e partilha, seja na leitura de livros e jornais, seja na consulta de documentos multimédia e Internet ou no simples e salutar convívio entre moradores do mesmo bairro.
Sim ou não?
quinta-feira, dezembro 04, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Estar a edificar mais projectos de habitação no centro de Lisboa, quando existem MILHARES de edificios devolutos espalhados pela cidade é a prova de que somos governados pela personificação da ganância, estupidez e ignorância. Depois peçam-nos para não fugirmos aos impostos...
Qualquer projecto que não passe pelo aproveitamento a 100% do edificio europa para actividades culturais é uma mau serviço aos cidadãos e um roubo do espaço público e das nossas espectativas e legitimas ambições para a cidade.
Enviar um comentário