terça-feira, janeiro 19, 2010

Comunicado da Junta de Freguesia do Santo Condestável (afixado pelo bairro)

COMUNICADO

Centro Cultural de Base Local no Antigo Cinema Europa



A Junta de Freguesia do Santo Condestável informa toda a população que o Projecto Centro Cultural de Base Local, no piso 0 do novo edifício que substituirá o antigo Cinema Europa, ficou em segundo lugar na lista de projectos mais votados no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, recebendo assim 690.000,00 euros do Orçamento da CML.

A Junta de Freguesia felicita todos os Moradores, Comerciantes e Amigos do Bairro de Campo de Ourique que participaram neste processo, e que permitiram que se obtivesse este resultado histórico.

Em especial, uma palavra de felicitação ao Movimento SOS Cinema Europa, que numa base de participação voluntária, promoveu este projecto nos últimos 5 anos, e apresentou esta proposta no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, mobilizando depois o Bairro e os Amigos da Cultura para a votação final, com o empenhado apoio desta Junta de Freguesia.

A TODOS o nosso agradecimento, reconhecendo o empenho, a cooperação e participação cívica do nosso Bairro!

1 comentário:

Rini Luyks disse...

Não será cedo para cantar vitória?
Hoje (22 de Janeiro) o Público dedica uma página (24) ao Antigo Cinema Europa que "vai ser demolido em Fevereiro".
..."A Câmara comprometeu-se a reservar 690 mil euros para a criação dum equipamento cultural" mas no caso do Antigo Cinema Europa "recusou adiantar qual o investimento que vai fazer, garantindo apenas que vai comprar o espaço"...."o Público apurou que o preço por metro quadrado para espaços comerciais novos pode alcançar os 2500 a 3000 euros, o que poderia obrigar o município a gastar entre 2,5 e 3 milhões de euros. Porém, tudo depende do valor de referência do metro quadrado."
E se as negociações fracassarem, "o rés-do-chão do edifício será para comércio, explica o autor do projecto, o arquitecto Júlio Quaresma".
Certo é para já que o prédio vai ser demolido preservando-se apenas o alto-relevo da fachada e os vitrais.

E preciso continuar muito atento para os especuladores não estraguem a "vitória"!