sexta-feira, janeiro 22, 2010

A propósito

… da notícia de hoje no Público e de perguntas que nos fazem:

1 – O actual edifício vai ser demolido, dando lugar a um condomínio habitacional. Em tempos, um dos proprietários referiu ao movimento SOS que seria preservado, e destacado no futuro edifício, o “painel” da “Europa”;
2 – A Câmara Municipal já terá emitido a licença de construção;
3 – O encerramento das 2 lojas em funcionamento no R/C do edifício já foi negociada, estando uma já encerrada e a outra encerrará a 31 de Janeiro. Perspectivamos, assim, que as obras de demolição se iniciarão em breve;
4 – No novo edifício, privado, encontra-se reservado – para a Câmara de Lisboa e por um período de 2 anos – o rés-do-chão (cerca de 1000 m2), para aí instalar um “espaço cultural”;
5 – Até ao fim desses dois anos, a Câmara terá de tomar uma decisão definitiva sobre a aquisição do espaço. Há dúvidas sobre o início da contagem dos dois anos: se a partir do início das obras, se a partir da conclusão do edifício. Estamos em crer que será a primeira situação...;
6 – Entendemos que a votação e selecção da proposta apresentada ao OP pelo SOS Cinema Europa, vem legitimar e robustecer o projecto do movimento. A verba aprovada apenas contempla as obras necessárias à instalação e equipamento do futuro espaço, cuja âncora deverá ser uma mediateca.

E não, apesar das incertezas, não nos contentamos com a promessa dum centro cultural nem diminuiremos a atenção.

5 comentários:

João Fumega disse...

Depois de ter realizado uma tese de mestrado sobre o bairro de Campo de Ourique, onde um dos principais objectos de análise foi o Cinema Europa não deixo de ficar triste com a demolição desta estrutura.


Tenho pena que os emails que enviei para este movimento, no sentido de ter lugar uma entrevista para desenvolver e explorar todo o processo no âmbito da minha tese tenham sido ignorados pelo movimento, assim como registo igual sentimento pelo desinteresse da Junta de Freguesia na cultura e no forte sentido de comunidade que caracteriza este bairro.

A população que inquiri pede esmagadoramente um equipamento cultural para este bairro.

Maria disse...

Bom dia,
Não é possível criarem uma petição online para defender o Cinema Europa? É um modo muito mais fácil de ser publicitado.

SOS Cinema Europa disse...

Caro João Fumega, pode ter havido lapso nosso, mas não recebemos nenhum mail seu para qualquer tipo de contacto, estamos naturalmente disponíveis como sempre temos estado, mesmo que pontualmente pouco presentes na blogosfera.

Cara Maria, no início destes 5 anos conseguimos em menos de 2 meses mais de 2200 assinaturas PRESENCIAIS, que entregámos à Assembleia Municipal de Lisboa, pode ver no nosso histórico.

Maria disse...

Ainda bem. Fico contente por saber que ainda tantos ligam a causas. O edifício vai mesmo ser demolido? Não há hipótese de reabilitá-lo?

Rini Luyks disse...

A luta continua!