quarta-feira, março 23, 2005

EUROPA – CASA DA CULTURA

(documento apresentado ontem na reunião de moradores)

PROPOSTA DO MOVIMENTO DE CIDADÃOS
“SOS CINEMA EUROPA”


1. ENQUADRAMENTO

Na sequência de notícia de 12 de Fevereiro de 2005, que dava como provável a demolição do cinema EUROPA, um conjunto de cidadãos, residentes no bairro de Campo de Ourique, decidiu agir para tentar evitar esse desfecho e devolver aquele espaço ao bairro e à cidade. Desde o primeiro momento, as movimentações deste grupo informal de cidadãos, foram apoiadas pela Junta de Freguesia de Santo Condestável, que partilha o desejo de um EUROPA como Casa de Cultura e Espaço Cívico.

As acções de sensibilização levadas a cabo nas últimas semanas incluiram a criação, na internet, do blog SOS CINEMA EUROPA e a distribuição de panfletos e recolha de assinaturas, em especial nos sábados 12 e 19 de Março. Estas iniciativas permitiram o contacto com outros moradores, comerciantes e amigos do bairro, e a troca de ideias sobre o problema e possíveis soluções.

Até ao momento esta luta já foi noticiada por diversos meios de comunicação social (Agência Lusa, Público, Jornal de Notícias, A Capital, Expresso, Metro, Correio da Manhã, Destak, Jornal da Região Lisboa, RDP Antena 1, TSF, SIC, SIC-Notícias e RTP 1), e teve a solidariedade de mais de uma dezena de blogs, permitindo a sensibilização de outras pessoas que também defendem uma cidade mais viva e mais participada.

Perante as questões levantadas pelo movimento de cidadãos e pela Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Lisboa já admitiu a hipótese de uma permuta de terrenos, que poderia salvar o Europa, não tendo, no entanto, avançado nenhuma garantia segura nesse sentido.

A reunião desta terça-feira, 22 de Março de 2005, é a meta natural e planeada desta primeira fase do protesto. Este é o momento e o local para, em conjunto, procurarmos as alternativas possíveis e desejáveis para o edifício do Cinema EUROPA, tendo por base a sua necessária vocação cultural e cívica.


2. PROPOSTA: EUROPA – CASA DA CULTURA

Os apoiantes desta proposta defendem a salvaguarda do edifício do cinema EUROPA, em Campo de Ourique, solicitando à CML o máximo empenho na procura de uma solução para travar o processo de demolição.

Os apoiantes desta proposta defendem a reconversão do EUROPA numa Casa da Cultura, um espaço multifuncional, que sirva a população de Campo de Ourique e da cidade de Lisboa. Esta Casa da Cultura, poderia e deveria trabalhar em rede com escolas e agentes culturais, criando sinergias para a valorização de indivíduos e grupos.

Quanto à reconversão do edifício, ela deveria contemplar um auditório com 100/200 lugares, para a realização de ciclos de cinema/vídeo, recitais, debates, e uma sala ampla para exposições e outras iniciativas. Como hipóteses de utilização complementar poderiam existir pequenos ateliers e salas de trabalho (que seriam alugadas a artistas para desenvolverem projectos, no âmbito da programação do espaço). Outros usos possíveis, alternativos, passariam pela utilização desses espaços para acções de formação (dos mais novos e mais velhos), nas mais diversas áreas como a música, informática, línguas estrangeiras, etc. A reconversão do EUROPA, como Casa da Cultura, podia ainda prever a existência de um bar de apoio, concessionado a uma empresa exterior.

Quanto à viabilidade de todas estas ideias, elas pressupõem um esforço da autarquia, mas levam em conta a possibilidade de mobilizar outros apoios, através do mecenato e ainda a utilização parcial do edifício para efeitos comerciais como, por exemplo, a criação de um parque de estacionamento subterrâneo.

Lisboa, 22 de Março de 2005


JUNTE-SE AO PROTESTO!

Sem comentários: