quarta-feira, abril 13, 2005

DE VIVA VOZ, NA AML

Intervenção na Assembleia Municipal de Lisboa
do dia 12 de Abril de 2005


No início do ano, há exactamente dois meses, uma notícia de um jornal alertava para a possibilidade de vir a ser demolido o Cinema Europa. Foi o ponto de partida para a mobilização de um grupo de moradores do bairro de Campo de Ourique.

Este movimento SOS Cinema Europa, é constituído por cidadãos livres que, neste processo, não têm quaisquer motivações politico-partidárias. O movimento tem apenas dois objectivos: lutar pela preservação, no essencial, do edifício onde funcionou o Cinema Europa e, por outro lado, defender a sua reutilização como Europa – Casa da Cultura / Centro Cívico.

Estas pretensões são apoiadas por muitos lisboetas e, em particular por muitos residentes, trabalhadores e amigos do bairro de Campo de Ourique. Foram eles, mais de duas mil pessoas, que assinaram um documento onde se critica a eventual demolição e se pede a reutilização do Europa como Casa da Cultura. É um abaixo-assinado que hoje deixamos também neste fórum.

Sabemos que o novo proprietário do Europa pretende ali construir um bloco de apartamentos, tendo já entregue, nos serviços camarários, mais do que um projecto de arquitectura, com esse objectivo.

Acreditamos que uma Lisboa mais viva, mais habitada, não é apenas uma cidade com muitos prédios para as pessoas dormirem; é um espaço público dinâmico, lugar-comum, lugar de encontros, de partilhas, de aprendizagem e debate. Só assim será possível atrair e fixar aqui as gerações mais jovens e potenciar a experiência de cidade que os mais velhos foram adquirindo.

A Câmara de Lisboa, pela voz da vereadora Eduarda Napoleão, admitiu recentemente a hipótese de uma eventual permuta de terrenos para garantir a manutenção do edifício Europa. Esta hipótese é admitida pelo novo proprietário do espaço, como o próprio fez saber há dias, num contacto estabelecido com o presidente da Junta de Freguesia de Santo Condestável. Importa aqui lembrar, a este propósito, que este movimento tem tido o apoio de todo o executivo desta junta de freguesia.

O projecto do movimento de cidadãos SOS Europa, fruto de muitas conversas já realizadas e dos contactos de rua com a população, tem algumas linhas de força.

Entendemos o EUROPA-CASA DA CULTURA como um espaço multifuncional que dinamizará várias actividades culturais, viradas para o enriquecimento pessoal e para o desenvolvimento social.

Este novo EUROPA deverá funcionar em rede, em cooperação com outras instituições, escolas, estabelecimentos de ensino e centros culturais, criando assim valências e sinergias fundamentais para a formação e qualificação das populações.

Esta proposta de designação - EUROPA - CASA DA CULTURA - assenta na importância da criação de um espaço aberto ao público em geral (onde poderá vigorar, por exemplo, o estatuto de sócio), vocacionado para suprir carências no dia-a-dia de todos, sobretudo dos mais novos e dos mais velhos.

Há exemplos de equipamentos com este perfil (Casas de Cultura e Centros Cívicos) em várias cidades europeias, modelos que podem inspirar o futuro EUROPA de Lisboa.

Este projecto implica necessariamente investimento autárquico, investimento público mas, com imaginação, parcerias com privados e através do mecenato, acreditamos que é um projecto que pode crescer e tornar-se uma aposta ganha, talvez até com características inovadoras. O movimento de cidadãos SOS Cinema Europa está disponível para ajudar a encontrar soluções que permitam, com seriedade, viabilizar este projecto.

Os cidadãos que têm dinamizado este movimento SOS Cinema Europa, gostam de Lisboa, gostam de aqui viver, sonham com uma cidade mais viva e mais solidária. Acreditam que “importa pensar globalmente e agir localmente”. Nas nossas mãos, nas nossas ruas, começa o futuro de Lisboa. Viemos aqui hoje porque gostaríamos de conhecer a receptividade dos membros desta Assembleia e da Câmara às nossas inquietações e à nossa proposta.


Movimento SOS Cinema Europa
Lisboa, 12 de Abril de 2005

Sem comentários: