terça-feira, abril 12, 2005

Vereadora Eduarda Napoleão sobre o futuro do Europa: "actividades culturais, com certeza!"

"Um movimento de grande importância para a cidade". Foi assim que o presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Modesto Navarro, sublinhou hoje a intervenção do SOS Cinema Europa no PAOD (Período Antes da Ordem do Dia) dedicado ao público. Depois da comunicação - cerca de 3 minutos -, o representante do movimento entregou, na mesa da presidência da AML, o documento, subscrito por mais de 2 mil pessoas, onde se condena a demolição do Europa e se defende a reutilização do edifício como Casa da Cultura.

Falando, durante a sessão, sobre este assunto, a vereadora Eduarda Napoleão insistiu na ideia de que "estamos a trabalhar no sentido de preservar o edifício e dar-lhe outra ocupação", sublinhando que "todos os projectos relativos à construção ou alteração foram indiferidos". A vereadora, responsável pelo pelouro do licenciamento urbanístico explicou que a câmara "está a tentar, com o proprietário, um acordo no sentido de manter o edifício dando-lhe usos compatíveis com as necessidades do bairro" e, mais adiante, acrescentou que "actividades culturais, com certeza!".

Quanto às intervenções dos membros da AML, um deputado do Bloco de Esquerda foi o primeiro a referir-se a esta causa. Manifestou "preocupação com o espaço Europa" dizendo que "a cultura desta cidade tem que ter outro tratamento".
Numa breve referência ao assunto, o deputado do PS Dias Baptista disse que o SOS Cinema Europa é, "manifestamente, um movimento a que os órgãos da cidade de Lisboa não podem deixar de estar atentos" e "merece reflexão serem reconhecidos por um número significativo de assinaturas, fala-se em mais de duas mil".

Lourenço Bernardino, presidente Junta de Freguesia de Santo Condestável falou na "determinação, vontade e boa fé, na forma como [o SOS] se tem apresentado". O autarca frisou que "trazem-nos ideias e propostas, que é uma forma de ser participativo com um sentido de responsabilidade". Lourenço Bernardino tratou ainda de lembrar que a junta tem sido "solidária com este movimento porque é muito bonito trabalhar com gente assim". Na mesma intervenção, criticou a "forma trémula" como a vereadora falou do processo do Europa e disse que a Junta de Santo Condestável decidiu, na reunião de ontem, pedir uma reunião, com carácter de urgência, à vereadora Eduarda Napoleão para agendar o tema, porque "a informação não é coincidente com a que lhe foi transmitida pelo proprietário". Disse ainda que vai apresentar uma moção sobre o Europa na próxima AML (daqui a cerca de um mês).

Sem comentários: