sexta-feira, abril 08, 2005

DOCUMENTO APRESENTADO ONTEM

Eis o teor do documento apresentado ontem na reunião pública do executivo da Junta de Freguesia de Santo Condestável, e que entregaremos na próxima sessão da Assembleia Municipal, juntamente com os abaixo-assinados que temos vindo a recolher (amanhã, sábado, continuaremos com mais uma manhã de recolha de abaixo-assinados pelo bairro):


EUROPA – CASA DA CULTURA

Proposta de reutilização do Cinema Europa
Movimento de cidadãos SOS Cinema Europa


1. ENQUADRAMENTO

Um conjunto de cidadãos, residentes no bairro de Campo de Ourique, juntou-se na sequência de notícias que davam conta da intenção de demolição do Cinema Europa.

À convicção forte de evitar a destruição do edifício e, com ele, de uma fatia importante da memória do bairro e de Lisboa, juntou-se a reflexão, baseada no levantamento das necessidades da população do bairro de Campo de Ourique, bairros vizinhos, e da cidade de Lisboa, sobre usos alternativos para o espaço do Cinema Europa. De facto, não existe, nesta zona de grande concentração populacional, um espaço multifuncional que seja motor e ponto de encontro de iniciativas culturais e cívicas variadas. Os poucos espaços existentes, como a Casa Fernando Pessoa, são valiosos mas estão muito direccionados em relação a práticas muito concretas, ou seja, não são espaços muito flexíveis.

As acções de sensibilização levadas a cabo por este conjunto de cidadãos - criação e dinamização do blog soscinemaeuropa.blogspot.com, distribuição de panfletos e recolha de assinaturas no bairro em vários fins-de-semana - têm dado os seus frutos:

1. vários meios de comunicação social têm dado cobertura às acções, possibilitando a abertura da causa cívica para o amplo palco da sociedade portuguesa. Alguns articulistas expuseram outros argumentos, contribuindo para a ampliação das questões e problemáticas em causa, vitais para um debate sério e participativo.

2. a Câmara Municipal de Lisboa (CML) avançou com dados novos relativamente à situação patrimonial e futuro uso do edifício do cinema EUROPA. Sem dar certezas quanto à não demolição do edifício, a CML viu-se confrontada com a voz de cidadãos que reclamam a reutilização do edifício para que TODOS OS LISBOETAS, de todas as idades, possam aí participar do seu crescimento pessoal, agindo e contribuindo para o bem- estar e desenvolvimento social.

3. Um número crescente de cidadãos tem juntado a sua voz contra a anunciada demolição, fazendo crescer a força deste protesto.

A Junta de Freguesia do Santo Condestável apoiou a luta deste grupo de cidadãos a vários níveis: acções de rua, apoio logístico e como anfitriã de uma reunião de moradores que, no passado dia 22 de Março, juntou mais de uma centena de interessados pela causa.


2. DESCRIÇÃO

O movimento de cidadãos SOS Cinema Europa propõe a não demolição do Cinema EUROPA e a sua reutilização como EUROPA - CASA DA CULTURA.

Este EUROPA - CASA DA CULTURA será um espaço multifuncional onde serão dinamizadas várias actividades culturais viradas para o enriquecimento pessoal e para o desenvolvimento social. Propomos a criação de um auditório com cerca de 200 lugares, que será o lugar de todos os encontros.

O EUROPA - CASA DA CULTURA deverá funcionar em rede, em cooperação com outras instituições, escolas, estabelecimentos de ensino e centros culturais, criando assim valências e sinergias fundamentais para a formação e qualificação da sociedade portuguesa.

Esta designação - EUROPA - CASA DA CULTURA - assenta na importância da criação de um espaço aberto ao público em geral (onde poderá vigorar o estatuto de sócio), vocacionado para suprir carências no dia-a-dia de novos e velhos.

Neste espaço, equipamento vital onde se pretende dinamizar actividades culturais, seria dada ênfase a duas áreas centrais de formação e desenvolvimento:

1. CONHECIMENTO DE SI ATRAVÉS DA ACTIVIDADE CORPORAL E CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Entendemos a arte e a cultura como actividades essenciais à construção da cidadania. Por isso devem ocupar um lugar importante na acção do EUROPA - CASA DA CULTURA.

Defendemos uma CASA DA CULTURA no âmbito de uma concepção global e dinâmica da cultura, tomando o cidadão como entidade em mudança, compreendendo e interpretando o mundo em que vive.

O cidadão cultivado é aquele que possui os saberes e os métodos, os modelos estéticos e de organização que lhe permitem compreender o seu lugar no mundo, descrevendo-o, dando-lhe um sentido, agindo nele e assim transformando-o.

Nesta área cultural entendemos como fundamentais:
- a prática desportiva; como o ginástica rítmica e desportiva, o despertar para a ginástica, o despertar para a dança, a dança clássica, a dança moderna, a dança hip-hop, a dança de salão e dança contemporânea, as artes marciais.
- a prática musical e teatral; o despertar para a música, a formação e dinamização de um coro, a criação e dinamização de espaços de ensaio e gravação musical. O despertar para o teatro, a formação e dinamização de um grupo de teatro (ou instalação e dinamização de um grupo já existente).
- a prática das artes plásticas e audiovisuais; fotografia, vídeo, cinema. Ateliers de sensibilização para a arte contemporânea com cursos teórico-práticos.

2. CULTURA CIENTÍFICA E TÉCNICA PARA A CIDADANIA

Este EUROPA - CASA DA CULTURA assume a responsabilidade de pensar a cultura numa dinâmica educativa ao longo da vida. A educação cívica não terminando nos anos de estudo na escola, deve prolongar-se e perpetuar-se, deixando ensinamentos úteis para as gerações futuras. Este modelo de qualificação ao longo da vida é vital, em primeiro lugar, para a melhoria e enriquecimento da qualidade de vida pessoal e em segundo, para o desenvolvimento social numa sociedade que se quer mais qualificada, aberta e justa.

Por isso, definimos como igualmente importante a presença no EUROPA - CASA DA CULTURA de uma dimensão educacional virada para a aprendizagem e o manuseamento de saberes da cultura científica e técnica, parte integrante da formação da cidadania.

Aí estão áreas do saber e actividades didácticas que gostávamos de ver dinamizadas na CASA DA CULTURA como:
- o despertar para o inglês (para os mais novos e para os mais velhos)
- aulas de português para imigrantes e estrangeiros
- um espaço recreativo para as crianças nos períodos de férias escolares (dinamizado pelos mais velhos num regime de voluntariado apoiado por técnicos qualificados)
- espaço de estudo e ludoteca (onde se possibilitarão aulas de explicação e reforço dos conhecimentos em matérias sensíveis como o português e a matemática)
- o despertar para os computadores e para a internet (para os mais novos e para os mais velhos)

Os espaços do EUROPA - CASA DA CULTURA onde se pretende dinamizar estas áreas do conhecimento, poderão ser complementados com outros, virados para a actividade comercial mas que servirão fundamentalmente de apoio às actividades culturais, como por exemplo:
- um bar ou cafetaria
- um auditório (200 lugares)
- uma livraria/discoteca

Estes espaços poderão ser ocupados e explorados por entidades privadas. Poderá também fazer parte da reocupação do edifício lugares de estacionamento em piso subterrâneo.


3. EM SÍNTESE

PRETENDEMOS PARA O CINEMA EUROPA A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO CULTURAL MULTI-USOS SOB A DESIGNAÇÃO DE EUROPA - CASA DA CULTURA, UM ESPAÇO ABERTO À COMUNIDADE QUE FUNCIONE EM REDE COM OUTROS EQUIPAMENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS E QUE VISA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL DOS INDIVÍDUOS AO LONGO DA VIDA.


Movimento de Cidadãos SOS Cinema Europa, Abril de 2005

Sem comentários: