sexta-feira, abril 08, 2005

RESUMO DA REUNIÃO DE ONTEM NA JUNTA

Ontem, durante a reunião pública do executivo da Junta, elementos do SOS Cinema Europa entregaram um documento onde se apresentam de forma mais detalhada, algumas soluções para uma futura Europa - Casa da Cultura / Centro Cívico. O documento, que vai ser entregue, na próxima semana, na Assembleia Municipal de Lisboa, sintetiza as ideias dos elementos do movimento e os contributos entretanto recebidos de forma directa, nas acções de rua, através de telefone, e-mail ou via blog.

Entretanto, o novo proprietário do Cinema Europa contactou a Junta, dizendo que aceita cancelar os planos para a demolição do edifício e construção de um bloco de apartamentos, se a Câmara Municipal de Lisboa considerar a troca daquele imóvel por um terreno “de maiores dimensões, na zona de Entrecampos (na antiga Feira Popular) ou junto à Avenida das Forças Armadas”.

A revelação foi feita ontem pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo Condestável, durante uma reunião pública do executivo, tendo Lourenço Bernardino explicado que o novo proprietário do Europa, José Carlos Pais de Sousa, lhe solicitou um encontro para discutir a questão do futuro do Europa, uma conversa que se realizou no final da semana passada. O proprietário explicou que condiciona a eventual permuta a um terreno “de maiores dimensões” em zonas claramente identificadas, por saber que “os investimentos em Campo de Ourique são rapidamente recuperados, o mesmo não sucedendo noutros locais”.

De acordo com o presidente da Junta de Santo Condestável, o novo proprietário do Cinema Europa admite um segundo cenário, perante a movimentação de cidadãos que exigem o aproveitamento do Europa para uma Casa da Cultura / Centro Cívico. De acordo com Lourenço Bernardino, na reunião da semana passada, o proprietário Pais de Sousa disse que “se a câmara autorizar uma construção com maior volume” no local onde agora está o Cinema Europa, ele “disponibilizará o piso térreo para um espaço cultural que sirva a população”.

Ainda de acordo com o presidente da Junta de Santo Condestável, “a Sociedade Administradora de Cinemas, Lda, continua a ser a proprietária formal do imóvel” mas Lourenço Bernardino não soube adiantar se haverá outros novos proprietários, para além daquele com quem manteve contacto. O autarca disse que Pais de Sousa “não exclui totalmente” a hipótese de um contacto com o movimento de cidadãos SOS Cinema Europa mas “prefere manter os contactos com a Junta e Câmara Municipal”.

Nesta reunião pública da Junta de Freguesia de Santo Condestável, o presidente Lourenço Bernardino disse que vai propôr aos restantes elementos do executivo que seja solicitada uma reunião à vereadora Eduarda Napoleão, para uma troca de impressões sobre o caso Europa.

O movimento de cidadãos SOS Cinema Europa já solicitou também uma reunião à vereadora, responsável, na CML, pelo planeamento e licenciamento urbanísitico e reabilitação urbana, mas ainda não obteve resposta. O facto é que, numa das últimas reuniões da Assembleia Municipal de Lisboa, Eduarda Napoleão admitiu a “hipótese de uma permuta de terrenos” e a possibilidade do actual Cinema Europa vir a albergar “um silo automóvel e um espaço cultural”.

Amanhã, sábado, continuaremos com mais uma manhã de recolha de abaixo-assinados pelo bairro, para uma entrega final na Assembleia Municipal da próxima terça-feira. Ainda hoje daremos pormenores destas próximas iniciativas.


JUNTE-SE AO PROTESTO!

1 comentário:

LRC disse...

Quando se procura, quase sempre se encontra ! Agora já se sabe quem é o proprietário do espaço, com quem se poderá dialogar.
Podem divulgar o vosso novo Documento entregue, onde apresentam soluções detalhadas ?
Cumprimentos.
www.forumcampodeourique.blogspot.com