sábado, junho 04, 2005

NOVAS ACÇOES

Depois da bem sucedida tertúlia de maio último onde recolhemos informações importantes e podemos constatar da vontade de evolvimento nesta causa de mais pessoas de vários quadrantes e saberes, planeamos para breve novas acções, esperando contar com novas contribuições. Estamos entre outros a recolher informações mais concretas sobre modelos de gestão de espaços culturais por essa Europa fora. Modelos de gestão com sucesso dinamizados por cidadãos. Um simpatizante pela causa do Cinema Europa mandou para a morada mail do SOS um caso de sucesso em Inglaterra que gostaríamos de disponibilizar aqui no blog:

-RIO CINEMA: administrado pelos residentes & para os residentes, este belo cinema dos anos 30 (também situado num gaveto tal como o nosso Europa!) foi salvo por um grupo de cidadãos ("Rio Cinema Working Party") que convenceram as autoridades a comprar o imóvel em 1977:

"In March 1977, the Rio Cinema Working Party approached the Arts Council, the Greater London Council, the British Film Institute and Hackney Borough Council to apply for funds to buy the building. They planned to develop the Rio into a centre for dance, drama, music hall, poetry and music, with film, video and photography workshops in the basement."

Depois da compra, o municipio entregou a gestão e a dinamização do imóvel ao 'Rio Cinema Working Party'. Em 1998-99 conseguiram obter fundos do Estado para um projecto de restauro rigoroso do edificio. Hoje, restaurado segundo o projecto original de 1937, e vibrante de actividades diversas, o 'Rio Cinema' é considerado uma história de sucesso!

Exemplo motivador!
JUNTE-SE AO PROTESTO!

3 comentários:

Anónimo disse...

É com grande interesse e satisfação que tenho seguido a luta e o empenho dos moradores de Campo de Ourique para tentarem salvar o Cinema Europa e devolvê-lo ao bairro e à cidade como espaço cultural.
Aqui deixo um site Cinema Treasures
onde podemos encontrar companheiros de luta espalhados pelo mundo.
José Paulos

AA disse...

Pedido de esclarecimento cabal:

Pretende-se ou não "obter fundos do Estado para um projecto de restauro rigoroso do edificio"?

S0LO disse...

Venho mais uma vez mostrar-vos o meu apoio por esta causa. Tudo por Campo de Ourique!

Cumprimentos cinéfilos